quinta-feira, 31 de março de 2011

OPORTUNIDADE ESTAGIO - BANCO DO NORDESTE

- Fazer parte do banco de dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE);
- Ser aluno de universidade aprovada pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura localizada na cidade em que o aluno esteja graduando;
- Cursar regularmente, no período letivo de 2011.1, bacharelado do curso superior de Jornalismo;
- Comprovar matrícula no curso, por meio histórico escolar, considerada a posição final do período 2010.2;
- Para os cursos cujo número total de créditos exigidos para a conclusão for maior que 180 (cento e oitenta) créditos, ter concluído pelo menos 19 (quarenta e oito) créditos e ter a cursar mais de 95 (noventa e cinco) créditos;
- Para os cursos cujo número total de créditos exigidos para a conclusão for igual ou inferior a 180 (cento e oitenta) créditos, ter concluído pelo menos 48 (quarenta e oito) créditos e ter a cursar mais de 79 (setenta e nove) créditos.
- Para os cursos que não utilizam sistema de créditos, o aluno deve ter concluído o 1º ano e faltar pelo menos 2 (dois) anos.
- Para os cursos que utilizam sistema de hora-aula, deverá ser considerada a equivalência de 15 horas-aula para 1 crédito;
- Para os cursos com créditos anualizados, deverá ser considerada a posição final do período letivo 2010.2;
- Ter obtido, em pelo menos 70% das disciplinas concluídas até o final do período letivo 2004.2 médias finais com conceitos iguais ou superiores a REGULAR ou com notas não inferiores a 6 (seis), variando numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) ou correspondente, vedado o arredondamento das notas.

os curriculuns devem ser enviados para : wagnerf@bnb.gov.br

Até onde vai o seu consumismo ???


Em meio à complexa sociedade que vivemos o consumismo está bastante presente em nas mais improváveis pessoas de se imaginar. A necessidade de comprar exige do consumidor a tal responsabilidade de controlar-se simultaneamente. O comprador compulsivo a obrigação de comprar é comparada a necessidade de um viciado em drogas. E esse tipo de sintoma trata-se de uma desordem emocional que deve ser tratado. Esse consumo se dá como uma forma de compensar um vazio.Atualmente, há varias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que os veículos de comunicação exercem sobre esse fruto do consumismo. Por meio da propaganda e da publicidade o fenômeno exerce força. Mas, como assegurar-se de que não estamos sendo afetados por esse elemento através das mídias?Na internet, as compras tão faladas estão com ênfase nos sites. Mas, na realidade até onde vai parar o consumismo exagerado? Será que o papel da mídia enquanto propaganda está exercendo uma má influência? Ou a mídia ainda não identificou essa camada doente na sociedade? Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades. Mas, o receptor deve definir qual o aspecto ele vai priorizar.

por Andréia Monteiro, 5NA

quarta-feira, 30 de março de 2011

OPINIAO : Rádios ou palcos de show?

Depois dos políticos, das igrejas caça-níqueis, agora surge um novo filão de pretensos empresários da radiodifusão: são os donos de banda de forró estilizado. A ação desses empresários se dá principalmente nas cidades do interior do estado, são varias emissoras que estao nas mãos de donos de banda estilizadas e que passam toda a programação divulgando musicas e chamadas dos shows produzidos pelos grupos. O exemplo é a Talismã FM, que pertence ao dono da banda Limão com Mel, Airlton Souza. A rádio tem duas concessões, uma em Salgueiro, 97,1 e outra em Pesqueira, 96,7. As duas promovem cansativamente a banda, tocando as musicas a toda hora e colocando enormes chamadas promovendo as turnês feitas pela produção dos artistas. Se isso agrada ao público oficialmente não dá para saber, mas este repórter fez uma pequena enquete sobre qual a melhor das três principais emissoras da cidade de Salgueiro e todos responderam que a Talismã é a preferida. Resta para nós, estudantes de jornalismo, torcer para que eles também dêem importam ia para as notícias.

por Adriano Roberto, 5 NA

terça-feira, 29 de março de 2011

Resultado da ENQUETE

quantas vezes por dia você costuma acessar

internet para saber das noticias?


segundo nossos entrevistados 75% das pessoas costumam acessar a net várias vezes ao dia. isso apenas fortalece a ideia de que a internet esta no nosso dia a dia e principalmente na vida de quem faz comunicação - jornalismo. é na internet que as informações surgem mais rapidamente, é também na grande rede que os veiculos disponibilizam seus conteúdos, pessoas comuns que hoje contribuem comk o processo de democratização das informações, também emitem suas opiniões através de blogs, twitter e tantos outros canais sociais. assim, o que podemos concluir é que só não se informa quem não quer !!!

Cursos a distância ou a moda antiga?

Jornalismo é, essencialmente, um curso que necessita de algo bem prático, dinâmico e claro. Não creio que uma aula online possa ensinar uma pessoa a ser um bom profissional. Se na sala de aula, onde há o contato entre professor e aluno, ainda ficam ruídos no ensino, imagine um conteúdo transmitido pela internet.Muitas empresas reclamam que jornalistas recém-formados chegam despreparados ao mercado de trabalho e têm que aprender coisas que não se aprende na faculdade. Inclusive, somos apelidados de ‘foca’, ou seja, ficamos boiando o tempo todo, temos um ar puro, inocente, sempre entramos numa fria, aprendemos rápido a realizar pequenas tarefas em troca de poucas sardinhas, e outras teses que existem por aí. Esses ‘focas’ foram orientados por mestres e tiveram contato físico com eles, foram para aulas práticas, manusearam instrumentos e ainda assim não chegam tão bem qualificados como as organizações esperam. Imagine, agora, os do ensino online?Não seriam esses motivos suficientes para ser contra uma formação, mesmo que pequenos cursos, através do ensino a distância?  Aliás, refiro-me ao curso de jornalismo, mas não acredito que esse tipo de ensino seja bom para qualquer que seja o curso. Claro que sempre temos exemplos de pessoas que passaram por esse processo e são grandes profissionais. Entretanto, vale lembrar que esses são exceções e não regras.

 por Gean Carlos, 5NA

sábado, 26 de março de 2011

Troca-se Ficha Suja por Ficha Limpa

No último dia 24 de março o Supremo Tribunal Federal decidiu que lei da ficha limpa será válida apenas a partir de 2012. Essa foi uma notícia que indignou muita gente e eu estou entre essas pessoas que não quis acreditar que todos aqueles políticos corruptos, fichas sujas vão assumir seus cargos. Na verdade o que mais indigna e revolta é saber que os cargos são deles. É isso mesmo, eles foram eleitos pelo voto popular numa eleição direta e “democrática” – melhor não discutirmos agora o conceito de democracia –, portanto eles foram escolhidos por uma parte da população para nos representar politicamente. Agora não adianta chorar sobre o leite derramado. O melhor a fazermos é sairmos de cima do muro e começarmos a agir, senão veremos o Brasil se transformar numa terra sem lei, onde o bem da população não é levado em consideração e se leva em conta apenas os interesses de uma minoria que continua mandando e desmandando em nosso país.


A PERGUNTA QUE FICA É: SERÁ QUE A IMPRENSA VAI SE POSICIONAR DIANTE DESSE ABSURDO E FAZER COM QUE A POPULAÇÃO NÃO SE ESQUEÇA DESSE ASSUNTO ?

por Natalia Abdon, 5 NA

sexta-feira, 25 de março de 2011

A busca pelo corpo perfeito estampado nas REVISTAS...


O jornalismo impresso não é só formado pelos jornais e revistas como Veja Época, Isto é... Existem publicações como as revista Boa forma e Corpo a Corpo que são do ramo jornalístico, contudo com um segmento voltado para falar de saúde e dicas de como ter um corpo esbelto. Porém, algumas leitoras ao verem a modelo que está na capa buscam possuir o mesmo padrão dela fazendo dietas malucas. Caso essas pessoas não tenham um bom senso podem adquirir um distúrbio chamado de anorexia, que consiste em não ter apetite e ao se olhar no espelho se considera gorda, mas na verdade ela está super magra. Há também as revistas voltadas para o mundo do fitness, como é o caso da revista MI (Muscle Inform). Ela mostra como as celebridades obtêm a forma através da malhação, no entanto essa fixação por um corpo sarado pode levar a vigorexia. Quem sofre disso nunca está satisfeito com o físico que possui e sempre busca ficar mais forte sobrecarregando os exercícios na academia e começa a utilizar anabolizantes para obter massa muscular bem mais rápido. Essa última ação é a mais perigosa, pois o usuário ao fazer uso de “bomba” corre o risco não só de ficar com os músculos atrofiados, mas também de sofrer uma parada cardíaca. Esses diferentes tipos de publicação passam à ideia de como manter o corpo saudável de maneira correta sem a necessidade de fazer loucuras em busca da perfeição, agora cabe ao leitor ter consciência do que faz.


                                                                                  por Thiago Santos Araújo, 5NA 

quinta-feira, 24 de março de 2011

A importância da Comunicação Interna

A opinião que os funcionários têm do lugar onde trabalham é a base da imagem externa de qualquer empresa. Estabelecer fluxos de comunicação voltados para publico interno desenvolve o sentimento de pertencer ao grupo e é o ponto de partida para que se tenha um bom clima organizacional, colaboradores mais felizes, satisfeitos e, possivelmente, mais produtivos.A comunicação interna não se limita apenas às noticias da empresa. Uma organização é feita por gente interagindo com gente o tempo todo. Há comunicação entre pessoas, setores, procedimentos e fluxos de rotina e tornar uma comunicação bem sucedida é o desafio de todos. A estratégia é investir em comunicação interna para fortalecer os laços entre o empregado e empregador.

por Andreza Nunes, 5NA

quarta-feira, 23 de março de 2011

DICA: CICLO DE CINEMA COM TEMÁTICAS JORNALÍSTICAS

Apresentação do filme Ausência de Malícia (1981)
Diretor: Sydney Pollack 
Local: Auditório Capiba - Faculdade Mauricio de Nassau 
Data: 29 de março  (terça)
Horário: 20h às 22h
Resumo: Sessão de cinema e debate

(*) quem for a sessão e apresentar um relatório garante pontuação extra na disciplina TOPICOS INTEGRADORES (noite)


89% de CULTURA

esse é o resultado da enquete da semana... o jornalismo cultural parece ser o interesse da maioria dos estudantes de comunicação. afinal, a cultura abrange não só as manifestações culturais: cinema, teatro, arte, literatura... como também comportamento e uma diversidade de assuntos que acabam agregando a esse segmento. isso nos faz pensar também na importancia da cultura para a sociedade e que não vivemos apenas de noticias sobre economia, violencia e o dia a dia das pessoas. assim, vale lembrar que, como qualquer outro tipo de jornalismo, o cultural precisa ser exercido com\a  mesma responsabilidade e comprometimento desse profissional que dedica seus conhecimentos à cultura. a nós, cabe ler, ouvir, assistir todos os produtos e informações culturais que o jornalismo é capaz de nos oferecer !

terça-feira, 22 de março de 2011

Tempo de CHOCOLATE...

Ainda falta mais de um mês para a Páscoa, contudo supermercados e lojas, já estão repletos de ovos de chocolate.  Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a estimativa é que as vendas desses produtos cresçam entre 10 e 40%, em relação a 2010. Só que o preço do chocolate e seus derivados, podem estar bem salgados, uma vez que, suas principais matérias-primas, o açúcar e o cacau, estão sofrendo um reajuste, que pode variar entre 3 a 7,5%. Esse reajuste, consequentemente, será repassado ao consumidor.Para a Abicab, o preço dos produtos, não deve interferir nas vendas, já que os fabricantes sempre investem na inovação dos produtos. Será que estamos dispostos a pagar mais caro, para continuarmos saboreando esse delicioso produto? A dica é diminuir o tamanho do ovo, ou procurar produtos mais tradicionais, para que o doce sabor do chocolate, não se torne amargo ao bolso.

por Edilene Nunes, 5NA


A História do Chocolate

Desde a Antiguidade, se tem conhecimento do uso do chocolate. Inicialmente, acreditava-se que seus efeitos eram medicinais, sendo usado principalmente para combater o cansaço das longas viagens, aguentar o período de jejum e evitar a embriaguez. Além de utilizado em cerimônias religiosas, pelos maias.Os europeus passaram a conhecer esse precioso alimento, no século XVI e aprimoraram seu uso, passando a ser servido quente ou frio, em forma de pastilhas, ou ainda, como molho para diversos alimentos existentes, principalmente carnes. Curioso foi perceber que os países, que adotaram o protestantismo, não apoiavam o uso dessa iguaria. Coube à Revolução Industrial, expandir o uso e a produção do chocolate em todo o mundo, chegando à situação que temos hoje, sendo produzido em sua maioria por grandes empresas europeias e com matéria-prima oriunda de áreas tropicais. Ano após ano, os índices de produção das indústrias de chocolate crescem. O Brasil já é o 4º em consumo mundial, perdendo apenas para Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. O chocolate é o tipo de guloseima que ninguém consegue ficar indiferente. É difícil acharmos alguém que não goste. O aroma, o sabor, a cor, seja ele mais escuro ou branco, na forma de bolos, pudins ou em barras, quase sempre atrai a todos, desde os pequenos até os adultos. Afinal quem resiste a bom chocolate? 

A importância da APURAÇÃO


Segundo o código de ética que rege os profissionais de jornalismo, apurar os acontecimentos, se embasar e ser cauteloso nesta apuração, são pré-requisitos para uma boa matéria ou uma boa entrevista. Se abastecer de conhecimento prévio, faz parte do processo que antecede qualquer produção. No entanto, muitos jornalistas passam por essa etapa sem lhe dar o devido valor, o resultado: desconforto e pouco proveito das pautas. Partindo do fato de que ninguém nasce sabendo, o ser humano tende ao longo de sua vida a guardar conhecimento. O processo de adquirir e armazenar informação começa desde o nascimento e se dá pela vida ainda que passe despercebido. Na profissão do jornalista, esses processos exigem todo cuidado e são parte fundamental para a qualidade do profissional.  Conhecer o tema permite questionamentos mais inteligentes, conhecer o entrevistado diminui as chances de erro.O papel do jornalista é, antes de qualquer coisa, informar o seu público, retratar os acontecimentos deixando claro o que é fato e o que é opinião. Nesse percurso, ter responsabilidade e credibilidade naquilo que é dito, torna-se parte fundamental de seu trabalho. A baixo segue como ilustração de um jornalista ‘vazio’, vídeo onde o músico Rodrigo Amarante, da extinta banda Los Hermanos, em entrevista coletiva no Festival de Inverno de Vitória da Conquista.


por Maira Baracho, 5NA

segunda-feira, 21 de março de 2011

JORNALISTAS SE SUBMETEM A BAIXA REMUNERAÇÃO


Com o advento da Assessoria de Imprensa e recentemente, com a não obrigatoriedade do diploma para jornalistas, os profissionais dessa área tem se deparado com alguns problemas, como por exemplo, a grande disponibilidade de mão de obra no mercado e a desvalorização da remuneração oferecida à categoria. A desvalorização dos salários é decorrente, do aumento do número de pessoas que se autointitulam jornalistas, e que foram beneficiadas com a não obrigatoriedade do diploma. Essas pessoas, cobram valores abaixo dos estipulados como piso para a categoria e “obrigam” os jornalistas de formação, a se desejarem manter-se no mercado, seguir a tendência da desvalorização do seu trabalho. Um exemplo bem simples, dessa desvalorização é o seguinte, segundo tabela de preços free lance, fornecida pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Nesse Estado, uma hora de free lance Assessoria é de R$ 50,00. Se você mora lá e resolve, trabalhar para a empresa X, durante cinco horas diárias, três vezes por semana, só em uma semana, seu salário seria de R$ 750,00. Contudo, é possível encontrar no mercado, pessoas que realizam esse serviço, por R$ 300,00. A verdade é que, se nós pessoas que trabalhamos com comunicação, não valorizarmos nosso trabalho e cobrarmos, por ele, o que de fato, ele vale. Não serão as empresas ou pessoas que contratam os nossos serviços que o farão. Faça valer o seu trabalho, isso também é ter ética profissional.

por Edilene Nunes, 5NA

domingo, 20 de março de 2011

enquanto isso...

Nossa presidente esteve na estréia do programa da apresentadora Hebe Camargo, agora na Rede TV, na noite da última terça-feira. mais uma vez a "presidenta" Dilma ganha um horárioo na tv e dessa vez fez Hebe sentar no seu sofá para a o bate papo. Durante todo o programa a "rasgação de seda" por parte de Hebe foi notória. Ela ficou o tempo todo elogiando o cabelo de Dilma, que são cuidados pelo famoso cabelereiro Celso Kamura (o escolhido das estrelas). A apresentadora fez também perguntas mais pessoais como: Você tem medo de escuro? e se ela tinha medo de assombração, já que dizem que a residencia presidencial seria mal assombrado. E a presidenta firmemente disse: NÃO ! O clima de intimidade e informalidade só não foi completo por que faltou o famoso selinho que a apresentadora adora dar nos seus convidados.

por Anderson Melgaço, 5NA

Comentários sobre a Visita de Obama ao Brasil


o presidente americano está no Brasil e todos os olhares da imprensa estão voltados para ele. no sábado Obama encontrou com a presidente Dilma, durante um almoço no Itamarati, e nesse final de semana a programação será intensa , já no Rio de Janeiro. sobre essa visita nossos alunos tem as seguintes opiniões:

"... um recebimento talvez ilustre, mas muito caro se levarmos em conta todo luxo que está sendo preparado para Obama. cuidados importantes para um presidente, mas que fazem falta para o país". Priscila Prestes 

" é importantissima a visita do presidente dos estados unidos ao Brasil. o bom dessa visita é debater a dificuldade e rigidez para tiar o visto pelos brasileiros e também as questões dos acordos comerciais. ". Claudio Neto.

O exercício da ÉTICA na prática jornalística

O site Comunique-se divulgou na última sexta-feira (18), uma matéria a respeito da briga entre a jornalista do R7 Fabíola Reipert, e a atriz global, Suzana Vieira, onde a jornalista afirma que a atriz colocou um chiclete na mão da sua assessora de imprensa. Suzana rebateu dizendo ser mentira as acusações e diz que Fabíola quer apenas conseguir que internautas acessem seu blog.  Bom, verdade ou mentira, ONDE ESTÁ A ÉTICA? Será que uma briga entre uma atriz e uma jornalista é viável ser publicada? É de interesse público? Será que ela não fere o capítulo II – do artigo 6º, inciso II: divulgar os fatos e as informações de interesse público; É de interesse público uma simples briga que virou barraco entre elas? Não teria algo mais relevante para ser informado à população?  Usar ferramentas de informação como um blog, por exemplo, para brigas pessoais? Bom, são questões como essas muito complexas que nos levam a pensar qual será o caminho certo para a correta divulgação dos fatos. Sem desmerecer nenhuma delas, muito menos tomando partido, nem afirmando que ambas estão erradas ou certas, nossa função aqui neste blog é discutir as maneiras éticas e ideais de fazer jornalismo sério e de interesse público. O capitulo III - Da responsabilidade profissional do jornalista, discute pontos fundamentais como: III - tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar; É necessário agir com respeito em qualquer que seja a situação, até porque meios de comunicação, sejam eles, televisão, rádio, internet etc., são ferramentas para informação, transmitir conhecimento, e ajudar na democratização e educação de nossa sociedade entre outras coisas tão importantes.
A matéria pode ser lida na íntegra no site do Comunique-se acessem o link abaixo:
por Daiane Rocha, 5NA

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dica : Blog - Afinal, O que é fazer JORNALISMO ???

Trecho extraido do blog do jornalista Geneton Moraes Neto... Uma ótima oportunidade para aprender ainda mais sobre essa profissão e uma maneira de compreender como construir um texto para os veículos de internet. Aproveite !!!

"Toda atividade – seja qual for – precisa de um lema, uma bandeira, um slogan. O meu poderia ser qualquer outro, mas é : “Fazer jornalismo é produzir memória”. O jornalismo pode ser útil, então. Pode jogar luzes  sobre o passado. Por que não? .É preciso ter convicção. Pois bem: posso estar errado, mas acredito que fazer jornalismo é olhar o mundo, os fatos, os personagens e as histórias com os olhos de uma criança que estivesse vendo tudo pela primeira vez; somente assim, o  Jornalismo será vívido,interessante, inquieto – não este monstro burocrático,chato e cinzento que nos assusta tanto; fazer Jornalismo é saber que existirá sempre uma maneira atraente de contar o que se viu e ouviu".

http://g1.globo.com/platb/geneton/

por Jussania Maria, 5NA

Mais Noticias & Comentários

Enquanto o Governador Eduardo Campos e a maioria do secretariado comemoravam animados o carnaval nos camarotes momescos, os corpos se acumulavam no Instituto Médico Legal, no bairro de Santo Amaro. O Cremepe, Conselho de Medicina de Pernambuco, flagrou e fotografou as péssimas condições em que se encontram as instalações e a dificuldade dantesca do trabalho de médicos e funcionários que ali recebem os cadáveres. Só o fato da demora na liberação dos mortos para os funerais já se torna uma falta de respeito grande, que aconteceu durante a festa do carnaval, mas as fotos divulgadas pelo Cremepe vieram causar indignação não só aos familiares das vitimas que estão no instituto e sim em toda a população do estado. O Secretario de Defesa Social, Wilson Damásio, alega que tudo isso é um exagero e que o conselho está "super dimensionando um problema que deve ser contornado em breve".

por Adriano Roberto, 5NA

quinta-feira, 17 de março de 2011

As Noticias da Semana

a ultima semana foib repleta de assuntos em pernambuco, como o caso de violencia na cidade de garanhuns-a abertura do viaduto entre recife e olinda - e tambem no brasil como a expectativa da chegada de obama e a tragédia que atingiu o japao e repercutiu no mundo todo. por isso, os alunos da disciplina topicos integradores tiveram como missão produzir comentários sobre as noticias veiculadas nos jornais, radios e tv´s que vcs acompanham a partir de agora no blog press nordeste.

"parecia um dejavu, talvez estivessemos assistindo novamente as cenas de violencia - transmitida pela tv - como no caso do onibus 174. mas na verdade estavamos assistindo a mais um exemplo de violencia gratuitae sem motivo. " Natalia Abdon

"como cidadã garanhuense já presenciei algumas barbáries naquela cidade, como o caso de magia negra cometido pelo professor quje assassinou uma aluna. o orgulho brilha no coração dos habitantes da cidade ao perceberem que as forças policiais estao unidas para evitar que a violencia se perpetue na nossa cidade" Edilene Nunes

" Algo que a maioria das redes de tv tem feito em relação aos grandes desastres naturais é transportar o telespectador para a situação ocorrida. essa nacionalização da noticia é válida ?" Thiago André

O Código de Ética & as Assessorias

O código de ética dos jornalistas brasileiros é formado por 27 artigos. Porém alguns ficam apenas na teoria, como ocorre com o inciso um do artigo 11 - O profissional deve evitar a divulgação de fatos com interesse em favorecimento pessoal. Já o artigo sexto afirma que o exercício da profissão é uma atividade de natureza social, e de finalidade pública. Como assim? Então as assessorias de comunicação vão ter que modificar suas atuações no mercado de trabalho se seguirem o que dizem esses dois tópicos ? Afinal de contas o papel delas é promover as ações dos seus clientes, além de trabalhar a favor de uma empresa e não para a sociedade.
por Thiago Santos Araújo, 5NA 

Ai que frio ! Critica sobre um curta metragem pernambucano

Já imaginou ficar meses sem ver o sol e sentindo uma temperatura de dois a cinco graus em plena região metropolitana do Recife? Essa foi a situação apresentada no premiado curta do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, "Recife Frio", que foi exibido essa semana no auditório Capíba, da Faculdade Maurício de Nassau. No debate após a apresentação do filme, com os alunos e convidados, Kleber relatou que para mostrar o que seria o Recife com baixas temperaturas, cinzento, sem sol, deu muito trabalho: "tive que proibir no filme imagens com sol, céu azul e cores berrantes que são atributos próprios da nossa região o ano inteiro e ainda captar depoimentos de atores com obrigação de convencer o publico daquela situação absurda apara nossa região". Kleber diz que esse assunto relacionado às péssimas condições de como o poder publico esta tratando nossa cidade tem que ser abordados para ver se abre os olhos da população: "particularmente não concordo com a maneira como estao administrando nossas cidades na região metropolitana da capital e isso tem que ser colocado de alguma forma para as pessoas, indico outras Producoes locais que abordam o mesmo tema como: Lugar ao Sol, Menino Aranha, Praça Walt Disney, são filmes que tratam dos problemas de décadas, como a cidade do recife vem sendo mal administrada". O diretor afirma que quando morou fora do país, ouviu relatos sobre o Recife que deixou bem chateado, como o de que a nossa cidade tem "cheiro de mijo" e colocou esses depoimentos na narração do filme. "fico contrariado com esses comentários, mas não poderia deixar de registrar". Para quem teve o privilégio de estar entre os que lotaram o auditório da faculdade a satisfação veio junto com os aplausos e o sentimento de orgulho de saber que temos um cineasta pernambucano que apresenta ao mundo um trabalho de tanta qualidade.

por Adriano Roberto, 5NA

quarta-feira, 16 de março de 2011

Comentario - Etica Jornalistas

 

Capítulo I – Do direito à informação
I – a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica – se pública, estatal ou privada – e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.

Art. 7º O jornalista não pode:
V – usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;


O caso da Escola base
Em março de 1994, vários orgãos de imprensa publicaram uma série de repórtagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, todas alunas da Escola Base em São Paulo. Os seis acusados eram donos da escola. A divulgação do caso levou a depredação e saque da escola. Os donos da escola chegaram a ser presos. No entanto, o inquerito policial foi arquivado por faltas de provas. Não havia qualquer indício de que a denúncia tivesse fundamento.

Cadê a apuração de verdade desse caso? Só ouviram as supostas vítimas? E os acusados onde ficam? Será que houve punição para a imprensa, policia, para quem denunciou? Como anda a vida dessas seis pessoas hoje? Infelizmente, vivemos em um país que as leis só são válidas no papel ou para quem está no poder. É comun nos depararmos com utópias transcritas, que na maioria das vezes não são cumpridas, ou são de forma injusta e desigual. Então fica a dica para nos jornalistas, o cuidado a precaução de apurar, falar ou escrever sejá lá o que for sem ao menos ter provas definitivas, até porque temos o poder de acabar com a vida de alguém e isso é sério.

por Joás Benedito 5NA
Fontes: Site O Globo, Wikipedia

terça-feira, 15 de março de 2011

e por falar em ética...

já que esse foi o assunto na enquete da semana... resolvemos expendir o tema e propor aos alunos da disciplina TOPICOS INTEGRADORES que produzissem textos sobre o código de ética dos jornalistas. a seguir, teremos observações e olhares dessa nova geração sobre os artigos propostos pelo código e como isso tudo funciona na prática jornalistica. pesquisando sobre que imagens nos remetem a ética descobrimos a figura acima que também cabe uma série de interpretações e que certamente ilustram esse assunto sempre em pauta. e para finalizar esse post o resultado da enquete: 75 % dos votantes dizem conhecer o código e acham muito importante enquanto apenas 25% dos participantes disseram não conhecer o código, mas gostariam. Pelo visto esse assunto ainda vai render muito por aqui...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Jornalismo, mídia, notícia, credibilidade e “paixão”

Jornalismo, um palavra tão citada em outras épocas e muito mais hoje, ela que acompanha a rapidez das grandes mudanças ocorridas nos últimos tempos. A prática de fazer jornalismo vem de muito tempo atrás, e essa mesma prática vive na atualidade, só que agora de forma diferente. Tanta tecnologia, quantas descobertas, muitas pessoas discutindo entre si num cenário chamado INTERNET. A tecnologia da informação trouxe-nos a comodidade da notícia acessada on-line, exibida na tela de um computador. As descobertas foram percebidas gradualmente passo a passo por cada um, e só o que se sabe é que essa mudança brusca nos rumos das telecomunicações aliada a tecnologia da informação é um caminho sem volta. Ciberespaço, telecomunicações smartfhones, ipad, tabletes, computadores, tudo isso já faz parte do cotidiano da vida das pessoas. Estamos vivendo a era da informação globalizada e também do jornalista plugado, industrializado e antenado à uma mídia cada vez mais on-line.Hoje, temos o mundo em nossa casa. Viajamos através de uma rede para onde quisermos e ainda temos a possibilidade de nos conectarmos em tempo real, a acontecimentos que acontecem exatamente no instante em que acessamos.
Mas esse novo desafio requer muita força de vontade, os jornalistas precisam está atentos ao que se chama de rapidez, convergência, notícia. E as pessoas estão cada vez mais exigentes e conscientes de que obtê-la é um direito que elas têm e, portanto, é necessária muita credibilidade. A mesma rapidez que a tecnologia oferece com que uma notícia chegue hoje aos lares é a mesma que também proporciona a falta de tempo e conseqüentemente a não total apuração dos fatos. O cuidado com as fontes é algo indispensável, mesmo que o cenário seja a web.O novo profissional de jornalismo é aquele que está em muitos lugares estando apenas em um. É ele ter a possibilidade de transmitir uma mensagem a muitas cidades e países através de um celular, de um computador, de uma televisão, de um rádio, enfim, ele converge a informação para que ela chegue cada vez mais a um número maior de pessoas. Muito já se dizia antigamente que jornalismo era uma arte, a arte de informar, para mim que vivo nessa época tão globalizada, jornalista é ter a capacidade de sobreviver a uma informação dada em meio à guerras, tomadas de comunidades(exemplo das comunidades do atual caso do Complexo do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro), a terremotos (atual caso do Japão) e continuar vivo depois do risco sofrido e mesmo assim dar com paixão a notícia que faz parte do ofício escolhido. é isso. é está preparado para dar tudo de si na “belle époque de I’information”. 

por Daiane Rocha, 5NA

domingo, 13 de março de 2011

As Redes Sociais na Tragedia do JAPAO

 
O Oriente Médio ganhou uma aliada na luta contra as guerras civis que abalaram e vem abalando a vida e o cotidiano das pessoas que vivem nessa localidade, e contra desastres naturais como o terremoto ocorrido recentemente no Japão. Dentre outras especificidades e utilidades que as mesmas oferecem . O site Comunique-se divulgou uma matéria demonstrando a importância das redes sociais frente ao terremoto no Japão. Muitas pessoas pedindo ajuda no twitter, outras desabafando no facebook. Isso só vem reforçar que as redes sociais além de entretenimento onde se pode conversar, postar fotos, curtir status etc, faz parte da socialização da sociedade e pode e vem ajudando na difusão da notícia, em casos como esse, elas vêem  a ser um canal de ajuda. Muitas pessoas no Japão postaram vídeos de momentos marcantes e tristes do terremoto.  A matéria pode ser lida na íntegra no link abaixo:

por Daiane Rocha, 5NA

sábado, 12 de março de 2011

Oportunidade de Estágio !!!


Seleção de Estágio para Estudante de Comunicação Social - Jornalismo
*Local: Advocacia-Geral da União (AGU), na Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional Federal Regional da 5ª Região (PRF5);
*Disponibilidade: das 8h às 12h;
*Expediente: 4 horas diárias;
*Requisitos: estar cursando do 4º ao 6º período;
*Bolsa: R$ 364,00 + auxílio transporte;
*O currículo deverá ser encaminhado para o e-mail comunica.prf5@agu.gov.br, ou para o endereço Avenida Eng. Domingos Ferreira, 604 - Pina/PE, sala 1407;
*Estaremos recebendo currículos até o dia 25 de março;
*Telefone para contato: (81) 3201-4065.

enviada por Natalia Abdon, 5NA

A Convergência na cobertura do Carnaval

O Carnaval é um dos maiores eventos culturais, que se tem conhecimento no Brasil, pois, transforma as redações em uma verdadeira força tarefa para levar a notícia até a população em tempo real. Independente do meio de comunicação utilizado, como tv´s , rádios, jornais e sites.Durante os quatro dias dedicados à folia de Momo, os veículos de comunicação montaram uma superestrutura contando inclusive com a convergência de mídias, ou seja, a interligação entre vários veículos ao mesmo tempo, permitindo a população tenha maior conhecimento dos detalhe da festa, no instante em que ocorreram. TV, rádio, jornal e internet estiveram conectadas, buscando informar minuto a minuto tudo que aconteceu desde o sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de Cinzas. Para que isso fosse possível, várias equipes fizeram-se presentes, na capital e no interior, acompanhando os principais blocos, os polos de animação, buscando saber se ocorreram relatos de violência e algum tipo de conflito, para assim, deixar a população bem informada sobre tudo que acontece nos dias de folia.O Sistema Jornal do Commercio, por exemplo, integrou todos os veículos que fazem parte do grupo, para levar as informações completas para leitores, telespectadores, ouvintes e internautas. Para a editora do JC Online, Benira Maia, esse ano foi à maior cobertura dos 13 de existência do veículo, que firmou uma parceria coma TV Jornal, que buscou cobrir o desfile do Galo da Madrugada, além de exibir de forma simultânea, os acontecimentos, ofereceu também uma transmissão hora a hora. “Esse diferencial permitiu aos internautas do mundo todo assistir ao máximo a grandeza do Carnaval pernambucano”, enfatizou Benira. No portal, foi montada uma página especial para o Carnaval, onde, as pessoas puderam interagir, comentar e mandar recados, acompanhando as notícias da capital e do interior em tempo real. Este ano, pessoas de todo o Brasil, puderam acompanhar o que acontecia em Pernambuco, através do portal UOL.  Na TV Jornal, todos os programas locais da grade da emissora, estiveram voltados para o clima carnavalesco. Durante todo o Carnaval, vários flashes foram transmitidos ao vivo e alguns programas como o de Cinderela, foram transmitidos do local. Já a Rádio Jornal Recife e a JC/CBN Recife, também estiveram a postos para levaram aos ouvintes as informações do que estava acontecendo nas comemorações da festa de Momo. Inúmeros profissionais estiveram envolvidos na transmissão, através de flashes, boletins, matérias especiais e convidados nos nossos estúdios falando sobre o Carnaval de Pernambuco.           Jornal do Commercio acompanhou as festividades do Carnaval de Pernambuco  desde as primeiras prévias e bloco. Segundo dados da editora-executiva, Maria Luiza Borges, este ano, a equipe contou com mais de 100 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, editores e técnicos que se esforçaram para levar aos leitores todas as informações detalhadas das principais festas da capital, no interior e litoral do Estado. A convergência de mídias é fundamental, pois tem como principal intuito mostrar, que quando integrados os meios de comunicação, só tendem a levar benefícios aos seus usuários, uma vez que a informação chegará primeiro, até ele, mantendo-o informado e prestando acima de tudo, um serviço a população.

por Edilene Nunes, 5NA

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quem me navega não é o mar...


Lendo uma matéria da Revista Superinteressante, me deparei com uma frase de uma jornalista, é, foi um jornalista e não um médico ou um engenheiro, que me fez parar um tempo a pensar sobre situações, caminhos e trilhas que regem nossa vida: “O seu destino não está só nos seus genes, mas também no seu estilo de vida, no ambiente em que você vive e na maneira como você lida com seus problemas”. Isso é um fato tão forte e positivo e infelizmente poucos nos atemos a isso. Às vezes ficamos parados no tempo, inertes e colocamos a “culpa” de tudo o que nos paralisa na família, nos amigos, na sociedade, no “sistema” (afinal, o que é esse sistema que o capitão Nascimento tanto fala?), na tal “oportunidade” que nunca aparece, quando na verdade, quase tudo o que nos acontece cabe única e exclusivamente a nós. Ou a como recebemos cada afago ou embaraço nessa vida. Afinal de contas, não foi você quem deixou de estudar pra aquele concurso público, pra ir pro carnaval, e por isso, não passou? Ou não foi você quem negligenciou a faculdade ou passou horas no Facebook quando deveria está no Twitter, se atualizando, lendo, debatendo ideias e ideais? Ou então deixou passar aquela pessoa mais que querida adiante, por puro comodismo? “… saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora…” Quem disse isso não fui eu não. Foi Martin Luther King, um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis para pessoas negras. Um ser humano que zelava pela paz e que nunca deixava de lutar pelo que acreditava.

 por Suzan Vitorino, 5NA


quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnavalizar ...

Atualmente o mundo respira carnaval e mesmo para quem tenta fugir dele se isolando em uma praia ou em sua própria casa para relaxar, fica difícil esquecer os acontecimentos carnavalescos. Basta ligar o rádio ou a televisão para ter dentro do mesmo ambiente um pedaço do carnaval brasileiro e de toda sua diversidade. Com o jornalismo não é diferente, até mesmo os programas jornalísticos transbordam carnaval, os veículos impressos, por exemplo, viram um catálogo de informações carnavalescas. Mesmo sabendo que a vida não é só carnaval e que existem outros assuntos relevantes para tratar, o que predomina nos jornais diários são os acontecimentos dessa festa popular. Será que o papel do jornalismo está realmente sendo realizado com perfeição no carnaval? De acordo com o jornalista e escritor brasileiro, Alberto Dines, a imprensa é um serviço público, e sendo assim, deve funcionar em toda sua totalidade em dias úteis e até mesmo em feriados. Então, até que ponto o carnaval ofusca as notícias que realmente são relevantes para nosso cotidiano, até porque o carnaval vem e passa, mas a vida continua.


“Os acontecimentos não respeitam o horário nem o calendário, jornalismo é uma atividade contínua, permanente. A dramática situação na Líbia não pode ficar espremida ou minimizada em edições esqueléticas só porque os executivos das empresas jornalísticas concluíram que não vale à pena premiar aqueles que gostam de ler. Numa indústria que assume estar em vias de extinção este descaso só serve para confirmar todas as expectativas e previsões...” (ALBERTO DINES)

por Hannah Macêdo, 5 NA


Sobre o Código de Ética dos Jornalistas...

Já que nossa enquete atual é sobre o código de ética dos jornalistas, é bom estarmos em contato com ele. Diante de uma profissão tão importante como a nossa, se faz necessário um documento como este. Ele visa garantir os direitos profissionais dos comunicólogos bem como os seus direitos, cumprimentos e deveres em relação ao ato de produzir noticias. O CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS exige muita reflexão, pois se trata de informação, de cumprimento do dever cívico, que passam muito além de um simples entendimento de um cumprimento da lei, mas envolve nossos próprios princípios. Somos formadores de opinião e por isso precisamos alcançar um grau de qualidade na informação. O código foi aprovado em Congresso da categoria, é composto por 27 artigos, e pode ser consultado no link abaixo: 

por Daiane Rocha, 5NA

terça-feira, 8 de março de 2011

Resultado ENQUETE

Perguntamos: QUAL O VEICULO QUE VOCÊ MAIS UTILIZA PARA SE MANTER INFORMADO ? E das 52 respostas constatamos que: 84% diz utilizar a TV; 12% a internet; 2% o RÀDIO e apenas 1% o JORNAL. Isso reflete nossa intensa ligação com os meios audiovisuais, certamente o fato de termos aparelhos de tv em praticamente todas as casas brasileiras, e o acesso cada vez mais frequente a internet em várias camadas da sociedade. Com esses dados podemos direcionar melhor as informações que produzimos (inclusive identificando suas diferentes caracteristicas) e assim garantir acesso de comunicação a todos ! 

segunda-feira, 7 de março de 2011

Poema de Carnaval

O momento esperado no ano inteiro
E chegada a hora o que não falta é marinheiro
Pra pular carnaval, não depende da idade
No galo da madrugada todos vão para a cidade

Nas ladeiras de Olinda é uma multidão
O sol e o empurra-empurra já são tradição
Há até quem reclame da espuma que soltam
Mas é assim mesmo, e ano que vem todos voltam

Nos papangus de Bezerros também não é diferente
O frevo e as marchinhas reúnem toda a gente
Colombina, joaninha ou enfermeira
A regra é se divertir de qualquer maneira

O bloco não faz diferença
Aonde quer que vá escuta-se Alceu Valença
E os que ficam em casa assistindo pela televisão
Querem mesmo é aproveitar o feriadão

Se não gostar de carnaval não tem problema
Respeitar a festividade é o esquema
Agora, se der uma passada no Recife Antigo
Não esqueça, quero ir contigo!

por Fabiely Bodelon, 5NA

Dica: Sáude no CARNAVAL ...

VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA ??? “Cachaça não é água não!” O excesso de bebida alcoólica na época do carnaval não é novidade pra ninguém e causa diversos transtornos, dentre eles os acidentes de trânsito. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife aumentou 30% da frota de ônibus na cidade, na qual estão disponíveis linhas especiais que levam os foliões para os principais pólos do carnaval. Dessa maneira, além dos táxis, você tem mais opções para garantir a segurança durante as comemorações. A saúde também é uma preocupação, desidratação, dor de cabeça e náuseas são efeitos comuns da ressaca. Para amenizá-la aposte em frutas e muita água.

Vai aí uma dica para aumentar a disposição na folia: Suco energético
Ingredientes
2 goiabas
1 colher (sopa) polpa de açaí
1 energético sabor frutas cítricas
1 colher (chá) de guaraná em pó
1 colher (sopa) de mel
Gelo

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

por Fabiely Bodelon, 5NA

Quanto tempo dura sua paciência?

Você se lembra daquela lei dos 15 minutos nas filas dos bancos do país, ela está em vigor, mas nem parece não é mesmo?Afinal as filas só aumentam a cada dia que passa, quanto aos bancos, ninguém sabe ao certo se eles são multados ou até fiscalizados.O certo é que o simples aumento de funcionários poderia diminuir sim o tempo de espera, reduzindo tanto as reclamações dos clientes até porque já pagamos inúmeros tributos (muitas vezes sem saber nem pra que), na hora de ter direito ao que é de fato de direito perante a lei, vem aquela coisa se mexerem com os bolsos dos donos dos bancos, e não pressionarem, a coisa continuará a mesma.(Porque jornais televisivos, programas de rádio e outros meios de comunicação pararam de falar sobre o caso?)

" A lei estabelece multas de R$ 564 para os bancos que obrigarem seus clientes a esperar mais de 15 minutos na fila. Na véspera ou no dia seguinte a feriados prolongados, esse limite sobe para 25 minutos. Já em dias de pagamento de funcionários públicos, o tempo máximo na fila será de 30 minutos. A multa dobra em caso de reincidência."

Leia sobre a lei em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u100877.shtml

por Thiago André, 5 NA

Dica : Esporte & Atividade Fisica

Antes de começar uma atividade física...Uma das metas de começo de ano para algumas pessoas é deixar o sedentarismo de lado e praticar alguma modalidade esportiva seja natação, caminhada, corrida ou até mesmo exercícios físicos na academia. O primeiro passo é procurar um médico para ele fazer uma analise correta de qual atividade que melhor se encaixa com você, já em seguida é preciso deixar a preguiça em casa e ter bastante disposição, porém tendo o cuidado de não ultrapassar o seu limite e assim evitar uma contusão. Importante também que antes de iniciar qualquer exercício é necessário fazer um alongamento para aquecer os músculos e no caso de freqüentar uma academia a presença de um profissional por perto para te ajudar nas atividades é indispensável.

por Thiago Santos Araújo Lima, 5NA

O JORNALISTA TEM QUE TER SENSO CRÍTICO...

O jornalista tem que ter senso crítico e faro investigador e não pode ficar em cima do muro sem saber qual direção seguir. Diariamente acontecem situações embaraçosas que precisam de soluções imediatas. Casos como o do Oriente Médio, da subida do morro do Alemão no Rio, entre outros, exige uma posição crítica por parte do jornalista. De forma coerente e ética ele precisa “atuar de forma real”, para saber opinar e ajudar com o poder da comunicação. Precisamos de argumentos, e estes só consolidam-se quando há força de vontade e quando a leitura se faz presente no dia a dia. Saber falar, e mais, o que vai falar é um passo muito importante na carreira de um comunicólogo. Somos aquilo que falamos, temos um poder muito grande que é a fala. Isso é maravilhoso, mas precisa de conteúdo. Não podemos ter preguiça mental. Se em determinada situação um argumento X me parece inaceitável, mas não possuo nada em mente, não carrego nenhuma bagagem para contrapor a Y, isso é falha. A sociedade exige cada vez mais de nós, e ficar em cima do muro não vai nos levar a lugar nenhum. A diferença se faz com uma boa construção de um senso crítico, e não digamos que já nascemos com isso, pois, saber argumentar se aprende com técnicas.  Vejamos o exemplo do filme “O Grande Debate”, baseado em fatos reais, onde o personagem de Denzel Washington Tolson é um professor de uma universidade voltada para negros, e ele forma um grupo de debate e com muitos argumentos eles conseguiram vencer o racismo. O filme mostra o potencial intelectual e verbal. Precisamos disso. E a sociedade está cada vez, mas cobrando isso.  Que nosso papel seja não só o de fazer jornalismo, mas o de denunciar o que está errado no meio em que vivemos e para isso precisamos ser autocríticos.
por Daiane Rocha, 5 NA

sábado, 5 de março de 2011

é carnaval !!!

todos os olhares, atenções e a midia, de uma maneira geral, estão voltados para a grande festa popular brasileira.: o carnaval, e em especial em pernambuco !!! por isso... vamos dar uma pausa e logo voltamos com noticias (inclusive sobre o carnaval), opiniões e tudo mais que interessar ao pressnordeste... esperamos por todos vocês !!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dica: Materia publicada pela Folha de São Paulo fala sobre acesso dos brasileiros aos BLOG´S

Em recente pesquisa desenvolvida por uma empresa que realiza estudos sobre a internet, a comScore, ficou comprovado que o internauta brasileiro é o que mais acessa blogs no mundo.Só no Nordeste, houve um aumento de quase 5% no índice de leitura dos blogs, o que leva ao jornalista, principalmente o assessor de imprensa, a rever quais são os principais veículos que realmente importam para o seu cliente. A matéria foi originalmente publicada na Folha de São Paulo. 

por Clareana Arôxa, 5 NA


Internauta brasileiro é o que mais acessa blogs no mundo, aponta pesquisa

Da Redação do Comunique-se
Contrariando o declínio de popularidade dos blogs na Europa, Ásia e na maioria dos países da América, o internauta brasileiro é mundialmente o mais interessado em acessar a ferramenta. Segundo pesquisa da comScore, empresa que realiza estudos sobre internet, 71% dos brasileiros visitaram páginas de blogs durante 2010, enquanto no resto do mundo a média manteve-se em 50%.

Para a pesquisa, a considerável audiência dos blogs nacionais se deve principalmente às eleições do último ano, quando, entre outubro e novembro, 39,3 milhões de usuários acessaram conteúdo de blogs a respeito da corrida presidencial.

O aumento no índice de leitura foi homogêneo em todo o País: Norte, Sudeste e Sul alavancaram 3 pontos percentuais, no Centro-Oeste a demanda cresceu de 70,7% para 74,3%, mas foi entre os nordestinos que ocorreu o maior salto, de 72,8% para 77%.

No campo das redes sociais, primeira razão apontada pela comScore para queda de interesse nos blogs, o Brasil absorve 85,3% dos internautas brasileiros contra 70% da média internacional. Em relação a 2009, o aumento foi de aproximadamente 10%.

As informações são da Folha de S.Paulo

quarta-feira, 2 de março de 2011

E Haja Reajuste...

É impressionante como todos os dias os brasileiros se deparam com novidades da política econômica do país. Primeiro a inflação só sobe... o absurdo aumento de 61,8% nos salários do executivo e legislativo, o polêmico ajuste de 5,08% no salário minimo e agora outro episódio surpreendente, o bolsa família sofrerá um reajuste médio de 19,4% , onde crianças de zero a 15 anos ganharam 45% de aumento e os jovens de 16 e 17 anos terão o beneficio ampliado em 15,2%. Isso representa aos cofres públicos 2,1 bilhões de reais a mais, gastos no bolsa família. O lugar escolhido pela presidenta Dilma (como gosta de ser chamada)para anunciar o reajuste foi Irecê na Bahia, território qual tem o maior número de crianças assistidas pelo projeto cerca de 1,673 milhão de famílias baianas contam com o benefício do governo federal. A ex-catadora de lixo Maria de Lourdes,49 anos comemorou o aumento da renda , que é utilizada para garantir o sustento dela, do marido e de mais três filhos e quatro netos. A pequena renda tem possibilitado o alimento da família, o transporte para que os filhos procurem trabalho e a manutenção das crianças na escola. “Agora, com este aumento, vamos poder melhorar um pouco mais nossa vida”, disse Maria. Ainda em Irecê Dilma abriu as comemorações nacionais o Mês da Mulher e aproveitou para agradecer a larga diferença de votos do candidato José Serra no 2º turno das eleições.

por Anderson Melgaço, 5NA

O Morto está Vivo !!!

Hábito comum nos meios de comunicação é a construção de obituários, relato biográfico de pessoas públicas para o caso de um “eventual” falecimento.  Normalmente é feito quando a pessoa já está com a idade avançada ou sofre de alguma doença grave. Até aí tudo bem. O pior é quando a reportagem obituária por algum motivo vaza na imprensa. Foi o que aconteceu com a Rádio Senado que já havia feito a matéria obituária do atual presidente do senado brasileiro, José Sarney.  O áudio com a homenagem foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A assessoria disse que o áudio não se trata de obituário e sim uma biografia. De qualquer maneira é preciso tomar um pouco mais de cuidado com esse arquivos, pois é por falta de cuidados do tipo que acontecem vez por outra a publicação de “barrigas”. Nós jornalistas já não precisamos de diploma e se continuar acontecendo coisas assim é que não vamos precisar mesmo.

Ouça o áudio do obituário: http://migre.me/3YAv7
por Natalia Abdon, 5NA

Afinal, qual é o grande papel da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das várias funções principais do profissional de jornalismo atualmente. As organizações adotam esse tipo de comunicação que é desenvolvida para um bom relacionamento da empresa para com imprensa.Na assessoria o que se busca é a grande e boa impressão que a imprensa e o público alvo deve ter para com a instituição. O produto e serviço da empresa deve ser de interesse do público. E esse espaço deve ser conquistado, facilitando assim a ágil e eficaz cobertura editorial que a assessoria de imprensa precisa fornecer.

por Andréia Monteiro, 5NA

terça-feira, 1 de março de 2011

Coluna falem bem ou mal,mas falem de mim : E DEPOIS DA FOLIA ?

A maior festa do ano é sinônimo de alegria, curtição e gastos em excesso por parte do governo,isso mesmo, muito dinheiro é investido nos quatro dias de folia não só na decoração, mas também na contratação de artistas. Tudo bem que o grande investimento tem o objetivo de trazer muitos turistas, junto com isso ocorre o aumento da economia no estado e a divulgação do nosso carnaval. E depois desse período como será que fica a situação nos serviços públicos de saúde e educação? A falta de verba é um dos primeiros problemas a surgir, sem contar na chegada do inverno após alguns meses com as suas consequência e os governantes terminam sem ter como ajudar as famílias desabrigadas. Por isso é necessário pensar nas despesas do futuro e saber controlar os gastos exagerados.
por Thiago Santos Araújo, 5 NA