segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TV para Criança...

Seja ela informativa, “deformativa” ou formadora de opinião, em 18 de Setembro de 1950 chegava ao Brasil o primeiro canal de TV do país, a TV TUPI, que foi idealizado por Assis Chateaubriand. Desde então a TV cresceu e hoje representa um instrumento importante na cultura e na sociedade brasileira. E o público infantil sempre foi um dos objetivos dessa programação que já nos anos 70 produzia programas ricos em conteúdos educativos e a participação de grandes nomes da musica popular brasileira como: Toquinho, Chico Buarque, Raul Seixas e tantos outros... Hoje poucas emissoras disponibilizam desses e de outros recursos educativos e preferem usar programas que vendam, que dêem audiência, sem se importar com as temáticas industrializadas que trazem a cultura e os hábitos de outros lugares, fora do país, fazendo com que isso fique cravado de uma forma comum e normal nas mentes das crianças brasileiras. É muito importantes que os pais estejam atentos ao tipo de assuntos e idéias que seus filhos assistem na televisão. Embora muitos discordem, um programa de TV pode influenciar sim, na educação e na formação da personalidade de seus filhos. Infelizmente o que se vê na atual televisão brasileira são programas de conteúdos duvidosos, que mostram violência, lutas e programações inadequados.

A seguir alguns clássicos da programação infantil veiculadas nas tv´s, nos últimos anos:

Sitio do pica pau amarelo (1977-1986), obra original de Monteiro Lobato
Vila Sésamo (1972-1977), sucesso nos EUA e no Brasil
Balão Mágico (1983-1986), primeiro programa para crianças e apresentado por crianças
Mundo da lua (1991-1993), produzido pela TV cultura

por Joás Benedito - 5NA 

3 comentários:

  1. Nos EUA as crianças são, praticamente, alfabeti- zadas pela tv. Eu mesmo devo o desenvolvimento das linguagens e da cultura geral à TV. Desenhos, seriados, novelas, filmes, jornalísmo - assistia a tudo, na maior parte do tempo acompanhado por meus pais! O q mais faz falta para as crianças hoje diante da TV, conteúdo e/ou acompanhamento? (levi)

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc levi... a questao nao é a tv (enquanto veiculo apenas) e sim o conteúdo e certamente o acompanhamento de pais e responsáveis por essa formação das novas gerações... outros tempos !!! abs, profa. silvana marpoara

    ResponderExcluir
  3. Creio que infelizmente a situação da programação infantil na tv brasileira, tende a piorar ainda mais com o decorrer dos anos, na minha opinião, apenas alguns canais vão manter uma prog. de qualidade pra criançada, "a coisa toda" caminha pra vulgarização, cabe aos formadores de opinião tentar mudar, ou alertar.

    ResponderExcluir