sábado, 12 de março de 2011

A Convergência na cobertura do Carnaval

O Carnaval é um dos maiores eventos culturais, que se tem conhecimento no Brasil, pois, transforma as redações em uma verdadeira força tarefa para levar a notícia até a população em tempo real. Independente do meio de comunicação utilizado, como tv´s , rádios, jornais e sites.Durante os quatro dias dedicados à folia de Momo, os veículos de comunicação montaram uma superestrutura contando inclusive com a convergência de mídias, ou seja, a interligação entre vários veículos ao mesmo tempo, permitindo a população tenha maior conhecimento dos detalhe da festa, no instante em que ocorreram. TV, rádio, jornal e internet estiveram conectadas, buscando informar minuto a minuto tudo que aconteceu desde o sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de Cinzas. Para que isso fosse possível, várias equipes fizeram-se presentes, na capital e no interior, acompanhando os principais blocos, os polos de animação, buscando saber se ocorreram relatos de violência e algum tipo de conflito, para assim, deixar a população bem informada sobre tudo que acontece nos dias de folia.O Sistema Jornal do Commercio, por exemplo, integrou todos os veículos que fazem parte do grupo, para levar as informações completas para leitores, telespectadores, ouvintes e internautas. Para a editora do JC Online, Benira Maia, esse ano foi à maior cobertura dos 13 de existência do veículo, que firmou uma parceria coma TV Jornal, que buscou cobrir o desfile do Galo da Madrugada, além de exibir de forma simultânea, os acontecimentos, ofereceu também uma transmissão hora a hora. “Esse diferencial permitiu aos internautas do mundo todo assistir ao máximo a grandeza do Carnaval pernambucano”, enfatizou Benira. No portal, foi montada uma página especial para o Carnaval, onde, as pessoas puderam interagir, comentar e mandar recados, acompanhando as notícias da capital e do interior em tempo real. Este ano, pessoas de todo o Brasil, puderam acompanhar o que acontecia em Pernambuco, através do portal UOL.  Na TV Jornal, todos os programas locais da grade da emissora, estiveram voltados para o clima carnavalesco. Durante todo o Carnaval, vários flashes foram transmitidos ao vivo e alguns programas como o de Cinderela, foram transmitidos do local. Já a Rádio Jornal Recife e a JC/CBN Recife, também estiveram a postos para levaram aos ouvintes as informações do que estava acontecendo nas comemorações da festa de Momo. Inúmeros profissionais estiveram envolvidos na transmissão, através de flashes, boletins, matérias especiais e convidados nos nossos estúdios falando sobre o Carnaval de Pernambuco.           Jornal do Commercio acompanhou as festividades do Carnaval de Pernambuco  desde as primeiras prévias e bloco. Segundo dados da editora-executiva, Maria Luiza Borges, este ano, a equipe contou com mais de 100 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, editores e técnicos que se esforçaram para levar aos leitores todas as informações detalhadas das principais festas da capital, no interior e litoral do Estado. A convergência de mídias é fundamental, pois tem como principal intuito mostrar, que quando integrados os meios de comunicação, só tendem a levar benefícios aos seus usuários, uma vez que a informação chegará primeiro, até ele, mantendo-o informado e prestando acima de tudo, um serviço a população.

por Edilene Nunes, 5NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário