terça-feira, 1 de março de 2011

O Jornalista e As Redes Sociais

As redes sociais são a febre do momento. Elas são sites de relacionamentos, comunidades, pessoas interagindo entre si com interesses comuns. São assuntos diversos, interesses pessoais, profissionais, compartilhando gostos, dicas, busca de novas amizades, entre tantos outros. Há diferentes tipos de redes sociais, o facebook e Orkut por exemplo. A palavra mídia vem do latim que significa meio. Do meio pelo qual a mensagem é veiculada. Assim, as mídias sociais podem ser entendidas como um meio pelo qual as redes sociais utilizam para transmitir a mensagem. As mídias são o meio onde as pessoas, os grupos, ou seja, as redes sócias se reúnem para buscarem e, espalharem e compartilharem seus interesses. Também podem ser definidas como marketing, onde empresas utilizam as redes para difundirem as suas ideias e produtos. Cada uma delas tem o seu papel e funcionam ajudando as pessoas a interagir, participar, somar, mudar, etc. As mídias sociais abrem espaço para que as empresas possam interatuar com o seu público através das redes sociais. As mídias somam-se num processo de averiguação, aperfeiçoamento do produto. As redes sociais partilham entre si sonhos, gostos, pensamentos, interagem e reencontros com amigos. São conexões entre pessoas. São sites de relacionamentos como o facebook, twitter, Orkut, fousquare, linked in etc. Diante dessa web 2.0, o jornalista tem que se manter antenado a tantas mudanças, aprendendo a utilizar essas novas e modificadoras ferramentas. Nós, comunicólogos precisamos agir em conjunto cada vez mais com essas tecnologias da informação.

DEBATE: Qual o papel do jornalista diante das novas mídias?
por Daiane Rocha, 5 NA

Um comentário:

  1. Ele tem que está antenado,vivendo e atuando junto à convergência das mídias,se adaptar a um novo cenário que é abrir espaço para o leitor falar,interagir.É importante estar conectado à essas redes,pois elas são aliadas para descobrir como anda a sociedade, o que pensam sobre determinado assunto.Ligado ao imediatismo; Ter essas redes como aliadas na busca por fontes,colher feedbacks sobre materiais publicados;entre outras funções.

    ResponderExcluir